terça-feira, 24 de setembro de 2013

página 2b, comentários

  Os povos que viviam em Pindorama eram divididos em várias etnias, todos inimigos entre si.
Aqui esses cariris estavam em território potiguar, os Potiguar pertencia ao tronco Tupi, os cariris pertenciam ao tronco Macro-Jê; os tupanambás e os tupiniquins eram tupis e geralmente se aliavam aos portugueses ou aos franceses ou a qualquer outros estrangeiros que ofereciam uma melhor parceria em termos de escambos; os cariris e outros povos como os tarariús, cajus e muitos outros considerados 'bárbaros', 'elvagens' e chamados de 'tapuia'( termo que foi utilizado, ao longo dos séculos, no Brasil, para designar os índios que não falavam a língua tupi.)eram povos mais adversos a essas parcerias e faziam muitas guerras aos estrangeiros. Por isso, aqui os valentes guerreiros cariris estão como espiões em terras potiguar, isto é, no litoral, nas praias cearenses, que hoje conhecemos muito bem.

 Esse magnífico povo que resistiu bravamente ao assalto de sua terra e de sua cultura foi quase exterminado na Guerra dos Bárbaros, como eram considerados, pois até mesmo sua língua era dificílima de ser usada na catequese jesuítica;

Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1688.
Com a expulsão dos holandeses do território brasileiro em 1654 , os portugueses puderam retomar o avanço em direção ao interior nordestino, expandindo as fazendas de gado. Porém a resistência dos índios tapuias, que tinham sido aliados dos holandeses, foi um elemento-surpresa para os lusos.
Os portugueses fortificaram o efetivo militar, inclusive com a vinda de bandeirantes paulistas como Domingos Jorge Velho. Já as etnias indígenas tapuias do interior nordestino, como os janduís, paiacus, caripus, icós, caratiús e cariris, uniram-se em aliança e confrontaram os portugueses. A aliança das tribos tapuias, denominada pelos portugueses como Confederação dos Cariris ou Confederação dos Bárbaros, foi derrotada somente em 1713. O resultado desse período foi a extinção de várias etnias indígenas tapuias e a ocupação portuguesa no interior nordestino.

Toda a região marcada pela presença dos cariri e pela Guerra dos Bárbaros tem isto hoje muito distintitivamente assinalado em sua toponímia, no extenso arco de serras dos Cariris Velhos e dos Cariris Novos, respectivamente nas divisas entre Paraíba e Pernambucoe entre Paraíba e Ceará; na região do Cariri, a sudoeste de Campina Grande (também uma antiga missão de índios), na Paraíba, e, famosamente, no Vale do Cariri, que ocupa toda a bacia do Alto Jaguaribe, no sul do Ceará.

Vários grupos indígenas contemporâneos no Nordeste reivindicam ascendência dos cariris históricos.
 Entre eles, podemos citar: oskiririkaimbétumbalalá e pataxó-hã-hã-hãe, da Bahia; os kariri-xokókarapotótingui-botóaconãwassu-cocal e xukuru-kariri, de Alagoas; os trukápankará e atikum, de Pernambuco; e os kariri, do Ceará e Piauí.
Atualmente, a comunidade indígena kariri no município de Crateús possui 116 pessoas.

'a grande nação cariri decidiu lutar até a morte contra os colonizadores.'


Um comentário:

  1. para mais informações sobre a origem dos Cariris, leia-se Pompeu Sobrinho
    http://biblio.wdfiles.com/local--files/pompeu-1950-origens/pompeu_sobrinho_1950_origens.pdf

    ou C.H. De Goeje
    http://biblio.wdfiles.com/local--files/goeje-1950-cariri/goeje_1950_cariri.pdf

    ResponderExcluir